{browse_happy}

Os 10 mandamentos da prevenção de perdas

Por Editor Brasil em Sep 20, 2017

Muito falamos sobre Prevenção de Perdas e as ações que podemos adotar para identificação das falhas/erros que ocasionam tais perdas.

Porém, após avaliar a Causa Raiz das perdas que são identificadas, mapear os referidos processos e mesmo após aplicar as melhorias ou correções necessárias, tentei identificar ações comuns que, se aplicadas de uma só vez ou se forem criadas como hábitos, trarão diminuição gradativa das perdas.

Foi então que pensei em criar os 10 Mandamentos da Prevenção de Perdas, sendo estes:

  1. 1. Não participará de ações que vão contra a Ética;
  2. 2. Estarás sempre com a atenção no cliente, realizando a Abordagem Preventiva;
  3. 3. Não deixarás de vender mercadorias que estão na reserva por mais de 48h;
  4. 4. Nunca permitirá que um produto fique na loja sem a devida etiqueta de preço;
  5. 5. Não deixarás que um produto seja mantido em lugar irregular;
  6. 6. Irá sempre manter as portas, armários e gavetas devidamente fechados;
  7. 7. Não deixarás jamais que uma perda se repita ou não seja comunicada ao teu gestor;
  8. 8. Não permitirá que um usuário seja utilizado por outro que senão o próprio colaborador;
  9. 9. Não deixarás de cumprir seu horário e as tarefas que são de sua obrigação;
  10. 10. Cuidará de teu espaço de trabalho, ele é tua segunda casa.

Se notarmos a que se refere cada uma dessas frases, o que estamos carinhosamente chamando de “mandamentos”, podemos perceber que nada mais são que o respeito e cumprimento as normas e procedimentos da empresa e que mais que isso, fazem parte das Boas Práticas que, quando utilizadas, permitirão a diminuição das perdas e aumento ou mesmo melhoria de nossos resultados.

Nossas perdas aumentaram, é verdade, mas sei que juntos estaremos agindo de forma a ZERAR essas perdas, pois sei que PODEMOS!

1. Não participarás de ações que vão contra a Ética;

Esse “mandamento” fará com que as ações de cada um caminhem junto as expectativas da empresa, evitando assim quaisquer tipos de perdas que possam de alguma fora aferir a ética da empresa

2. Estarás sempre com a atenção no cliente, realizando a Abordagem Preventiva;

Neste podemos ter tanto a diminuição de perdas, quanto a perda de vendas por atendimento, podendo ainda gerar a fidelização do cliente

3. Não deixarás de vender mercadorias que estão na reserva por mais de 48h;

Aqui podemos transformar as mercadorias “paradas” em possíveis vendas, podendo ainda evitar a perda de margem por um produto permanecer na reserva até uma possível demarcação.

4. Nunca permitirás que um produto fique na loja sem a devida etiqueta de preço;

Essa ação fará sempre que as informações sejam claras ao cliente, evitando assim perdas de produtividade em virtude do Operador de caixa ter de consultar o preço, ou a geração de descontos indevidos.

5. Não deixarás que um produto seja mantido em lugar irregular;

Aqui podemos evitar que um produto seja danificado a ponto de ser relacionado a quebra

6. Irás sempre manter as portas, armários e gavetas devidamente fechados;

Isso trará não somente segurança ao Patrimônio da Empresa como principalmente ao próprio colaborador, podendo ainda impedir possíveis impactos a imagem da empresa/instituição.

7. Não deixarás jamais que uma perda se repita ou não seja comunicada ao teu gestor;

Faz-se então um alinhamento geral entre todos da empresa/instituição, onde as informações e ações são comuns. Esta situação permite gerar a transparência necessária no ambiente de trabalho.

8. Não permitirás que um usuário seja utilizado por outro que senão o próprio colaborador;

Muito alinhado a Segurança de Informação, esta prática permitirá o correto controle e segurança sobre o fluxo e a qualidade das informações, evitando assim possíveis perdas. Essa ação permite ainda a identificação de usuários que praticam erros ou atos irregulares, podendo assim trazer impactos indesejados a empresa, sua imagem e resultado.

9. Não deixarás de cumprir seu horário e as tarefas que são de sua obrigação;

Sendo mantido esse “hábito” a empresa/instituição estará caminhando direto aos objetivos traçados, sem nenhum tipo de impacto quanto as leis trabalhistas vigentes, o que além de impedir perdas quanto a reclamações ou autuações, também estará ajudando a manter o clima dentro da empresa.

10. Cuidarás de teu espaço de trabalho, ele é tua segunda casa.

Além de ajudar quanto ao clima e as condições do trabalho, também poderá trazer impacto a clientes internos e externos, que terão a sensação de maior controle, organização e transparência.

Se avaliarmos as informações de cada Hábito, Ação ou Mandamento, podemos perceber que há um interligação entre elas e que todas estão alinhadas aos objetivos de quaisquer empresas que atuam no mercado formal e ético.

Sabe-se que por vários fatores, as perdas tem aumentado em seus mais variados segmentos, mas se cada membro da equipe assumir essas ações como práticas constantes poderão transformá-las em hábitos, estes que, como dito acima, estarão não somente diminuído as perdas nos mais variados segmentos, como também aumentando a produtividade, segurança e transparência necessárias a cada Empresa/Instituição.

É isso amigos, com cada um fazendo sua parte e agindo sempre como equipe, poderemos crescer cada vez mais e alcançarmos nossos objetivos!!!

Fonte: Prevenir Perdas

Unidades de negócio da Johnson Controls