Os trabalhos realizados até aqui envolveram propostas bem abrangentes de empresas de pequeno a grande porte, observa Carlos Eduardo Santos, diretor de Novos Negócios para o Brasil da Tyco Integrated Security, acrescentando que as propostas foram customizadas às necessidades e oportunidades de cada varejista.

Para um varejista nacional do segmento de alimentos presente em todo o território nacional, os serviços prestados pela TYCO tinham por objetivo fazer o diagnóstico e validação dos processos comuns a um conjunto de lojas, do monitoramento do uso de tecnologias EAS com foco em diminuição de perdas e aumento de vendas, à capacitação das equipes, validação de inventários (totais e parciais), controles e criação de planos de ação.

No mesmo período, houve um aumento de vendas de mais de 60% porque produtos de alto risco que eram confinados antes do projeto piloto passaram a ficar expostos e, portanto, livres para serem manuseados pelo consumidor, o que aumentou suas vendas.

Em outro exemplo, para uma empresa nacional do segmento de hipermercado, a consultoria da Tyco incluiu as seguintes atividades:

Capacitação das equipes por meio de treinamentos em áreas específicas como padaria e açougue;

Validação de inventários totais e parciais e criação de planos de ação;

Diagnóstico e validação de processos;

Desenvolvimento de campanhas de endomarketing;

Criação de normas e procedimentos adequados ao cliente e;

Criação de políticas e comitê de prevenção de perdas.

Também neste caso, os resultados foram surpreendentes, pois incluíram revisão de todos os macroprocessos e controles relacionados à gestão de estoque, inclusive inventário. Também como parte dos resultados, foram premiados mais de 800 colaboradores por terem atingido metas de redução de perdas conforme estipulado, foi criado um Comitê de Prevenção de Perdas para discussão e acompanhamento de assuntos das lojas, além de terem sido realizados mais de 150 treinamentos (quase 2.500 colaboradores) já com processos revisados e alinhados ao objetivo da empresa.

“Exemplos bem-sucedidos de nossa área de consultoria em prevenção de perdas e gestão de estoques fortalecem nossa atuação junto aos clientes, pois o mercado já percebe que, mais do que fornecedores de soluções tecnológicas, entendemos as necessidades dos clientes e oferecemos soluções completas e customizadas que proporcionam maior rentabilidade ao negócio desses clientes”, conclui Santos.