{browse_happy}

AquaRio e Centro Paineiras têm soluções EAS Johnson Controls

Por María José em Feb 2, 2017

As lojas de souvenirs do AquaRio e do Cristo Redentor colocaram antenas Ultraline transparentes da Johnson Controls

A cidade do Rio de Janeiro, com uma vocação natural para o turismo, investiu em diversos empreendimentos em 2016, em função dos Jogos Olímpicos: o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, e o Centro de Visitantes Paineiras, que atende turistas que visitam locais famosos do Parque Nacional da Tijuca, como o Corcovado, Vista Chinesa e Pedra da Gávea, são dois exemplos.

Ambas os projetos são integrados a lojas de souvenirs relacionados à atração turística. E para garantir eficiente prevenção de perdas, em ambas as lojas foram instalados Sistemas de Vigilância Eletrônica, da Johnson Controls Integrated Security.

O AquaRio, localizado na Praça Mauá, é uma parceria entre Cataratas do Iguaçu S/A, Esfeco Ltda. e Bel-Tour Turismo e Transporte Ltda., que desde 2012 também são as concessionárias do Complexo Paineiras-Corcovado. Inaugurado no dia 9 de novembro, é considerado o maior aquário marinho da América do Sul com 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Recebe de quatro a cinco mil visitantes por dia, possui 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água.

Entre as atrações do aquário carioca está o tanque principal, o recinto oceânico e de mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água com a grande quantidade de peixes proporciona uma experiência incrível. Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas onde o público, especialmente as crianças, podem interagir com alguns dos animais expostos. No final desse circuito de tanques, os cinco mil visitantes diários chegam à loja de souvenir.

A loja possui cerca de 150 m² e na porta de entrada e saída foram colocadas 10 antenas Ultraline com tecnologia acusto-magnética (AM) vazadas, que não interferem no visual da loja. A linha de produtos do AquaRio é composta por sandálias, bichos de pelúcia, bonés, camisetas, canecas, entre outras lembranças, que recebem etiquetas adesivas e rígidas da Tyco. O aquário funciona todos os dias, de 9 às 18 horas, e conta também com espaços dedicados a cafés, restaurantes e lanchonetes para oferecer mais comodidade ao público.

Centro de Visitantes Paineiras

Já o Centro de Visitantes Paineiras, inaugurado em 30 de julho, centraliza a venda de ingressos para Cristo Redentor e abriga uma grande loja de souvenires com artigos diversos como bonés, camisetas, canecas, lápis, canetas e pelúcias, especialmente desenvolvidos para o Parque Nacional da Tijuca.

Para proteger esses produtos, todos eles receberam etiquetas rígidas e adesivas que emitem um sinal sonoro ao passarem pelas 23 antenas Ultraline com tecnologia acusto-magnética (AM) distribuídas nos 450 m² do centro, cobrindo os cinco acessos para área externa e cinco acessos internos para banheiros, escadas e área de exposição.

“Colocamos antenas mais discretas no AquaRio e no Centro de Visitantes Paineira, de modo que não conflitasse com o layout leves dos locais”, explica Camila Martins, gerente de marketing e comercial do Paineiras-Corcovado. Ela acrescenta que o consórcio optou por colocar alarme nos produtos nas novas atrações turísticas da Cidade Maravilhosa para diminuir possíveis índices de furto, devido ao grande fluxo de pessoas esperado, principalmente em grandes eventos e alta temporada. “Consideramos o EAS da Johnson Controls a solução mais adequada para os novos espaços, tanto pela eficiência do sistema quanto por seu design”, completa.

Unidades de negócio da Johnson Controls